Rentrée 2011 ou ... Bruxelas, a cidade em obras

, 0 commentaires

E … acabou-se o Verão – sendo que em Bruxelas isto é um contra-senso.

Esta semana começou oficialmente o que por terras francófonas se apelida de “Rentrée” – é o regresso das crianças à escola, o regresso dos pais ao emprego, o regresso a casa, o regresso a mais doze meses de trabalho para todos e o regresso das rotinas.

E em “regresso de rotinas” inclui-se uma panóplia de aspectos que de rotineiros não deviam ter nada, mas têm. É o regresso do trânsito e enlouquecer com os condutores belgas – este ano piora um pouco porque a cidade está em obras em pontos cruciais como por exemplo…..em TODO O LADO! Sim, TODO O LADO! Bruxelas decidiu mostrar ao mundo que mesmo sem governo e mesmo em tempo de crise, as obras públicas são para se fazerem – vai daí estão a esburacar a cidade.


Já vi alcatroar estradas que não precisavam de serem alcatroadas enquanto a estrada da rua ao lado tem cada “buraquinho” que parece o Grand Canyon. Já vi ruas fechadas durante um mês para construírem uma………lomba, ou duas! Duas lombas na mesma rua de 10 metros… porque como todos sabem em 10 metros vamos dos 0 aos 100 e se não existirem lombas estrategicamente colocadas, é só carros em excesso de velocidade.

Sim, de repente os belgas ficaram fãs de “lombas de estrada” – temos lombas na vertical, lombas na horizontal, lombas quadradas, lombas rectangulares, lombas luminosas, lombas retroreflectoras (aquelas que dizem à suspensão do carro “ se tivesses as luzes ligadas camelo, já não davas cabo do carro”) e as lombas fantasma (aquelas que pelo safanão dado ao carro nos indica que íamos certamente depressa demais). A “lomba” esteve em promoção este verão, e os belgas compraram as versões todas.

Ouvi recentemente a explicação dada para estas praga a que vou chamar de “obras-cogumelo” – ora os empreiteiros ganharam contratos para iniciar as obras, mas como o governo continua desgovernado, não há garantias de pagamento – mas os contratos têm prazos. Vai daí, os empreiteiros iniciam as obras – leia-se desviam o trânsito, abrem buracos e….. e nada! E as obras iniciaram-se e estão a aguardar os financiamentos a que têm direito – mas contratualmente iniciaram o contrato a tempo e horas. O Estado é que está em falta.

E como pelos vistos existem muitos contratos de obras públicas  - abriram buracos em todo o lado! E agora? E agora…. à boa maneira belga : il faut patienter!

(a quem não entenda “il faut patienter” - é o equivalente ao nosso “ é preciso aguardar”, o que seria uma expressão perfeitamente normal, não fosse utilizada por este povo como a resposta a tudo o que é urgente mas por algum motivo não é nem vai ser resolvido nos próximos tempos)

0 Response to "Rentrée 2011 ou ... Bruxelas, a cidade em obras"

    Quem me lê

    Blogs que cusco...

    Fourni par Blogger.